terça-feira, 5 de abril de 2016

Participe do FÓRUM DISPOSITIVOS MÓVEIS

4 comentários:

  1. Os smartphones fazem parte do nosso cotidiano, vão conosco para todos os lugares, já se tornaram quase uma espécie de extensão do nosso corpo, devido a sua capacidade de agregar uma série de ferramentas que utilizamos para realizar atividades que vão desde o entretenimento ao uso para tarefas domesticas, financeiras e profissionais.


    É absolutamente comum o uso de smartphones em sala de aula, bem como, escutarmos as reclamações de muitos professores acerca do seu uso no ambiente de sala de aula. Dentro desse discurso temos visto no Brasil o crescente números de leis que visam proibirem esses aparelhos em sala de aula, como se o mesmo fosse culpado pelo desinteresse dos alunos frente as suas atividades ou em relação a figura do professor.


    Diariamente tenho convivido com o uso dessas tecnologias e percebido como as mesmas também são utilizadas pelos alunos na condição de ferramenta a serviço da aprendizagem. É notável que esses aparelhinhos têm feito às vezes de caderno (usa-se para fotografar a lousa e para gravar áudios e vídeos das aulas), do próprio livro didático e mecanismo de pesquisa, servido para registar os acontecimentos em sala de aula e da escola como todo, além de instrumento de interação social.


    O mundo a nossa volta é digital, virtual e interativo. E nós na condição de escola desejamos prender os nossos alunos a tecnologias analógicas e desinteressantes para os mesmos. Se antes parecia-me estranho ter que dividir espaço com essa tecnologia, hoje apenas me desagrada o seu uso para filmar as minhas aulas, ou gravar áudio sem a minha devida autorização. Mas, já compreendo que o aluno escolha fotografar a lousa a passar o tempo copiando no caderno.


    É preciso que a escola repense sua postura frente as tecnologias digitais e o seu uso como ferramenta capaz de mediar o processo de aprendizagem, pois, como já foi dito pela filosofa Hannah Arendt, tudo que o homem cria, passa a fazer parte da sua condição humana.

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    1. Moran (2013), discorre sobre a integração das Mídias Digitais aos processos de ensino e aprendizagem podem contribuir para que o professor contribua para estimular a curiosidade do aluno para que este queira conhecer, pesquisar, buscar as informações mais relevantes na realização de uma dada atividade. Assim, recursos como o smartphones, o Tablets podem viabilizar trabalhos com WebQuest (orientação pesquisa), Blog para socialização de trabalhos realizados, Fóruns de discussão, etc.

      São muitos os recursos disponíveis nas mídias móveis que podem contribuir no trabalho do professor para potencializar a colaboração, a interação, a participação e a construção criativa. Dentre os recursos, ressalta-se câmeras e editores de vídeo, com interfaces simples para produção e edição de vídeos e imagens, editores de mapas conceituais, álbuns, etc através da integração de imagem, áudio, texto e audiovisual.

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    2. As escolas públicas já dispõem de várias tecnologias em seu acervo patrimonial, porém a capacidade de apropriação destes aparatos tecnológicos, pelo professor, ainda é incipiente. Nesse sentido, as tecnologias móveis, podem se constituir numa tecnologia convidativa para que os professores possam aprender através da tecnologia e com a tecnologia, conforme categorização elaborada por Fernando Costa (2004) sobre os diferentes tipos de uso dos aparatos tecnológicos em educação: aprender a partir da tecnologia; aprender acerca da tecnologia; aprender através da tecnologia; aprender com a tecnologia.

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  2. Parabéns pelas suas colocações, caríssimo colega.

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