FÓRUM - REA


MATERIAL 01:

Link de livro importante, sugerido pelo Professor Ricardo.



MATERIAL 02:


Recursos Educacionais Abertos: pelo livre acesso ao conhecimento


Materiais educacionais abertos incentivam colaboração, autoria de alunos e professores e a produção de conteúdos locais


Graziela Massonetto, in: http://revistaescolapublica.com.br/textos/32/recursos-educacionais-abertos-pelo-livre-acesso-ao-conhecimento-289889-1.as
"Materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros" é a definição de Recursos Educacionais Abertos (REA) dada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Qualquer ferramenta, material ou técnica, que apoie o acesso ao conhecimento e seja aberto, pode ser considerado REA: cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, etc.

É um movimento emergente da educação, alavancado pela Internet, e que tem como marcas a colaboração e a interatividade. Ele surge pela premissa de que todos devem ter a liberdade de usar, personalizar, melhorar e redistribuir recursos educacionais, sem restrições. Os benefícios são inúmeros. O maior deles, de acordo com a pesquisadora em recursos e práticas educacionais abertas Andreia Inamorato, é o livre acesso ao conhecimento. "Como eles estão licenciados de maneira aberta, qualquer pessoa pode ter contato, é permitido que sejam utilizados e/ou adaptados por terceiros", conta.


O REA se apoia em três elementos principais: conteúdos de aprendizado, como cursos completos metodologias de ensino e aprendizado; ferramentas técnicas, como sistemas de gerenciamento de conteúdo e comunidades de aprendizado online; e recursos para implementação, ou seja, licenças de propriedade intelectual para promover a publicação aberta de materiais. O usuário que esteja interessado em utilizar REA não precisa necessariamente estar vinculado a uma instituição de ensino. "Qualquer pessoa pode acessar e compartilhar o conhecimento que antes ficava fechado a quatro portas na sala de aula", revela Andreia.


A ideia principal por trás do REA é que qualquer coisa publicada pode ser utilizada e recombinada por outras pessoas, aumentando o conhecimento de todos. A especialista salienta que existem quatro liberdade mínimas do REA, os chamados "4Rs": "revisar, reusar, remixar e redistribuir. "Dessa maneira, compreendemos a liberdade de usar o original, de adaptá-lo e aprimorá-lo, além de fazer recombinações. Mas acredito que o mais importante seja a redistribuição, para que o REA alcance mais pessoas".


Economia

Outro grande benefício é em relação aos custos. O REA pode diminuir os custos de acesso a educação. "Hoje, só quem está matriculado nas escolas têm acesso ao material didático pago com dinheiro público. Se esse material estiver disponível na internet sob uma licença livre, em um formato aberto, qualquer falante de língua portuguesa terá acesso a ele. O acesso a materiais de qualidade é um direito. Um lema que resume REA é afirmar que material didático pago com dinheiro público deve pertencer ao público", diz Bianca Santana, jornalista e integrante da comunidade de Recursos Educacionais Abertos e da Casa da Cultura Digital.


A maioria dos REA são gratuitos ou têm preços mais acessíveis. Quando digitais, os custos de reprodução dos REA são praticamente zero, o que reduz os custos de distribuição e logística. Por serem abertos, também são reduzidos, quando não abolidos, os custos e o tempo gasto para a negociação de modelos de licenciamento que possuem todos os seus direitos reservados aos proprietários e não podem ser livremente compartilhados, gerando uma maior burocracia por ser uma propriedade privada. 


Restam os custos de produção. Entretanto, de acordo com a comunidade REA Brasil (http://rea.net.br/site/ ), quando a produção de recursos educacionais já faz parte do dia a dia do educador, disponibilizá-lo como REA não aumenta seu custo de produção. 


Além disso, com o uso e o aprimoramento desse REA por pares e usuários, a decisão de disponibilizar o conteúdo pode diminuir seu custo de produção pois, com isso, um grupo irrestrito de colaboradores tem acesso para conservá-lo, melhorá-lo e adaptá-lo. 


Muitas vezes, os mesmos recursos educacionais geram custos duas vezes:  ao pagar impostos, como é o caso de editoras; e a pagar novamente quando há a compra do livro didático. Para resolver tais impasses,  especialistas defendem políticas públicas que incentivem a adoção, o investimento e a preferência por REA nas compras e projetos governamentais. 


Praticando REA

Ao utilizar, produzir e compartilhar REA, os professores começam a desenvolver uma nova prática acadêmica e pedagógica.  Uma das grandes vantagens é exatamente a liberdade de adaptação. Um professor que mora na periferia do Pará, por exemplo, pode adaptar o conteúdo das aulas de geografia para a realidade de sua região. Dessa maneira, os alunos terão acesso a um material que fala sobre o lugar em que vivem. Com essa aproximação, o aprendizado pode se tornar mais concreto.


Muitos professores, entretanto, se sentem inseguros ao produzir o material, por medo de não estar bom o suficiente para ser distribuído publicamente. "Mas essa insegurança é positiva, porque quando o professor produz REA ele toma um cuidado até maior do que se ele soubesse que esse material não sairia da sala de aula, o que geralmente aumenta a sua qualidade", conta Andreia. Nesse sentido, produzir REA pode ser uma boa alternativa para ajudar os professores a ganharem maior confiança. 


"Reconhecer REA como uma prática pedagógica, que tem valor profissional e talvez até oferecendo um auxílio financeiro ao professor, pode ser um grande incentivo", acredita. O treinamento na construção e uso de REA pode entrar como formação ou aperfeiçoamento profissional no uso de novas tecnologias e inovação em metodologia educacional.


Assim, além de incentivar práticas de colaboração, participação e compartilhamento, incentivar que educadores e estudantes sejam reconhecidos como autores, aproveitar melhor os recursos públicos investidos em material didático, o REA tem como perspectiva uma educação de qualidade, acessível, que integre distintas formas individuais de aprendizagem e incentive a produção de conteúdos locais.

Confira a lista de sites com conteúdo REA disponíveis para utilização: http://www.educacaoaberta.org/wiki/index.php?title=Lista





17 comentários:

  1. "Reconhecer REA como uma prática pedagógica, que tem valor profissional e talvez até oferecendo um auxílio financeiro ao professor, pode ser um grande incentivo"",nem somente auxílio financeiro, mas também pedagógico, uma vez que a aprendizagem significativa requer práticas inovadoras. Não esquecendo também que a utilização desses recursos contribuem para a interação entre os docentes.Pesquisando na lista de site com conteudo Rea, achei um muito interessanteO Portal Domínio Público lançado em novembro de 2004, propõe o compartilhamento de conhecimentos em uma biblioteca virtual. Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos) e ainda outro..: O Livro Didático Público é um projeto idealizado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná e produzido por professores da rede estadual de ensino. Os livros abrangem 12 áreas, referente as disciplinas curriculares, e além do conteúdo programado da disciplina, tratam também de assuntos ainda não abordados em livros didáticos.

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  2. Pessoal, o conteúdo que tem aqui está bom para discutirmos na aula com Hangout.

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  3. Link de livro:

    http://www.artigos.livrorea.net.br/wp-content/uploads/2012/05/REA-pretto.pdf

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  4. Quando se trata do campo da educação, o autor chama atenção para os Recursos Educacionais Abertos (REA), um termo conceituado pela UNESCO desde o início dos anos 2000, que priorizava a indigência de valores que garantam a produção e uso de diferenciados recursos abertos direcionados ao ensino, ampliando assim, estratégias suplementares no campo da tecnologia educacional aberta. A contemporaneidade vem presenciando o surgimento de uma nova maneira de nos organizarmos, onde proporciona oportunidades expressivas pensando na melhoria para os métodos de trabalhos, consumimos e inovações. Esta prática inovadora (REA) como uma ferramenta auxiliadora no campo educacional, pode trazer vantagens como, a interação entre os profissionais e os educandos, tendo em vista que o século XXI, encontra-se “conectado” às novas tecnologias, principalmente com as ferramentas digitais. Um exemplo citado pelo autor é a iniciativa do Public Library of Science (Biblioteca Pública de Ciência), “uma organização não-governamental que publica artigos com resultados de pesquisas em ciência e medicina, com o objetivo de promover o avanço da ciência por meio da comunicação científica,” onde encontra-se disponível gratuitamente para o acesso de qualquer pessoa. Não apenas este, mas vários outros métodos, exemplificam as vantagens do uso dos Recursos Abertos, onde colaboram com a produção em diversas áreas do conhecimento.

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  5. O mais fascinante na ideia de REA não é apenas a sua disponibilização para uso público. Isso não seria tão inovador. Na verdade, vejo um potencial enorme na ideia de "revisar, reusar, remixar e redistribuir". Esta perspectiva esta consonante com os novos tempos que vivemos, da produção do conhecimento em rede, da quebra de barreiras de acesso ao conhecimento. O mais importante é perceber que o conhecimento e sua produção se democratizam de maneira plena.

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  6. Fazer a utilização das REAs é como utilizar as ferramentas apresentadas por esta disciplina; no início, ficamos amedrontados diante do novo, depois após o período de adaptação e aprendizagem, superamos as barreiras e nos maravilhamos diante das possibilidades tecnológicas aplicadas à educação. Eu já conheço e utilizo alguns dos sites apresentados na lista e estou animada para conhecer os demais e apresentá-los aos meus alunos e a partir deles construir conhecimento. (Eu precisava desabafar!!)

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  7. Virginia, concordo com você. E mais, direciono especificamente para o campo de estudo ao qual estou trabalhando com orientação do professor Antenor. Aos poucos vou rompendo as dificuldades e compreendendo maiores possibilidades, um bom exemplo também estou analisando com a ferramenta "Content Management System (CMS), em português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (SGC), surgiu no final da década de 90 para melhorar a gestão do conteúdo dos websites das organizações. Desde então diversos SGC surgiram, muitos deles com o código livre e disponíveis na Web para cópia e uso gratuito". Sobre o assunto o professor Ricardo já discutiu em sala e pensei em trabalhar com a ferramenta. Preciso entender muito mais. Porém, acredito que mesmo diante de tantas possibilidades, garantir autonomia não é uma tarefa fácil, mas, mesmo com todos os medos aprendidos em nossa formação, precisamos acreditar na construção dos conhecimentos de forma aberta, não devemos transformar a democracia em um mito. Pela liberdade de construção e distribuição gratuita dos conhecimentos e dos bens públicos eu digo sim!

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  8. Penso que a produção e difusão de conhecimento é algo maravilhoso, pois, muitas experiências tem se perdido por falta de divulgação. Compreendo que a REA vem com a ideia de produções que podem ser mexidas e reorganizadas a partir de novos conhecimentos trazidos e incorporados pelos sujeitos que movimentam esse universo.

    Ao longo da nossa existência como professores, temos disponibilizado boa parte do nosso tempo em pensar, pesquisar, organizar, selecionar e desenvolver conteúdos para utilizarmos em sala de aula. Assim, estamos nos apropriando de muitos materiais que foram produzidos e estão disponíveis e ambientes virtuais diversos.

    Cabe a nós que fazemos esses movimento, também distribuir aquilo que temos construído, adaptado e trabalhado no nosso ação de educar.

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  9. Os Recursos educacionais abertos (REA) consistem em importante movimento que objetiva promover o acesso, uso de recursos educacionais, na perspectiva social de bem comum. São recursos voltados ara o ensino, aprendizagem e pesquisa em suportes multimodais (livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, jogos, aplicativos – incluindo para dispositivos móveis, etc) licenciados de forma aberta ou são de domínio público, dessa forma podem ser acessados, utilizados e adaptados por terceiros.
    Na Bahia a secretária de educação do estado tem um acervo muito bom de REA no sitio http://ambiente.educacao.ba.gov.br/. São realizadas oficinas para os professores de o ensino médio explorarem os recursos, para que possam planejar formas de uso com os alunos, seja para exploração ou remixar junto com os alunos, conforme as necessidades pedagógicas.

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  10. A ideia de REA é atual e importante, além de dar protagonismo, para que qualquer um possa utilizar e compartilhar conhecimentos, penso ser importante ferramenta na formação continuada e em exercício de professores e para pesquisa dos estudantes.
    Os professores podem utilizar os momentos de coordenação pedagógica ou de planejamento para produção de material ou para participação em cursos de formação, o que daria a estes momentos um caráter mais útil e importante.

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  11. Concordo com Pascoal quando traz o potencial dos"4Rs": "revisar, reusar, remixar e redistribuir, como traz o autor: "Dessa maneira, compreendemos a liberdade de usar o original, de adaptá-lo e aprimorá-lo, além de fazer recombinações. Mas acredito que o mais importante seja a redistribuição, para que o REA alcance mais pessoas" e, além disso, com o incentivo das práticas de colaboração, de compartilhamento e participação.

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